HISTÓRIA
Histórico da Primeira Igreja Batista Brasileira da Grande Boston
(First Brazilian Baptist Church of Greater Boston)
Dentre os muitos brasileiros que vieram morar nos Estados Unidos da América na década de 80, Deus permitiu que crentes de várias igrejas no Brasil estivessem entre estes imigrantes. Assim, com o passar do tempo, alguns destes irmãos foram se conhecendo e se unindo no propósito de promover encontros de adoração, inicialmente em casas e posteriormente em lugares cedidos por igrejas americanas, até terem um lugar próprio para adorar a Deus e levar pessoas a Cristo.
Pelo mover do Espírito Santo e sob a liderança do irmão Gessuy Freitas, algumas destas pessoas começaram a se reunir com a visão de iniciar uma igreja batista brasileira na cidade de Boston, em Massachusetts, na Nova Inglaterra. Segundo os testemunhos históricos, neste grupo inicial estavam, além de Gessuy, alguns outros irmãos, como: Clarinda Freitas, Leonina Fortunato Heringer, Mariza Duarte Fortunato, Antonio Carlos Santos, Miriam Zigola, Adiles Heringer, Polyana Freitas, Rosany Oliveira, Antonio Ferreira, Sônia Oliveira, Samuel Rodrigues e Jane Rodrigues.
No dia 13 de dezembro de 1986, estes irmãos se reuniram numa das salas da Tremont Baptist Church, em Boston, juntamente com os pastores Humberto Viegas Fernandes, pastor da Igreja Batista de Língua Portuguesa de Nova Iorque e Ignatius Meimares, representante da BCNE – Baptist Convention of New England, com o objetivo de conversar sobre o propósito de iniciar cultos e atividades regulares, de modo a se tornarem, oficialmente, uma Igreja Batista Brasileira nesta cidade. Nesta reunião foi eleita uma diretoria da Missão (Presidente: Pr. Humberto Viegas; Vice-presidente: Gessuy Freitas; Secretária: Rosany Oliveira; Diretor de Música: Samuel Rodrigues; Primeira – tesoureira: Miriam Zigola; Segundo-tesoureiro: Antonio Carlos Santos; Diretora de Sociabilidade: Clarinda Fortunato). Ficou acertado que a Missão teria o apoio do pastor Humberto Viegas, que viria de quinze em quinze dias para assistir os irmãos em Boston.
Em 11 de janeiro de 1987 a Metropolitan Baptist Church acolheu estes irmãos como membros e como uma Missão desta igreja para o trabalho entre brasileiros. Três meses depois, na impossibilidade da continuidade de assistência por parte do pastor Humberto Viegas à Missão Brasileira em Boston, mais uma vez o irmão Gessuy e a liderança eleita deram prosseguimento aos trabalhos, que àquela altura já congregava mais pessoas, oriundas de várias igrejas evangélicas no Brasil.
Com o desejo de estabelecer-se e firmar-se como uma igreja batista a Missão convidou o Pr. Marcos Soares da silva a assumir o pastorado, o que aconteceu em 3 de julho de 1988. Depois de abençoados meses de ministério e devido a questões relacionadas a documentos para imigração, o pastor Marcos precisou deixar o pastorado e retornar ao Brasil, o que aconteceu em agosto de 1989. Uma das bênçãos colhidas neste tempo foi a organização da congregação Batista em Framingham, com mais de 20 irmãos. Em função da saída do Pastor Marcos, novamente o irmão Gessuy assumiu a liderança da Missão, auxiliado pelos líderes por ela eleitos. O irmão Gessuy foi o líder que Deus sempre pôde contar quando a sua igreja em Boston necessitava de uma liderança de transição segura e responsável.
Em função da saída do Pastor Marcos, a Missão iniciou um novo tempo de oração e de expectativas no intuito de encontrarem um novo pastor para o rebanho, sendo o grupo ainda uma Missão da Metropolitan Baptist Church.
Durante este período de transição, em muita oração e dependência de Deus a Missão começou a procurar um novo pastor para assumir o pastoreio do rebanho. Iniciaram-se os contatos com o Pastor Jorge de Oliveira Bezerra, que pastoreava a Primeira Igreja Batista De Nilópolis, no Rio de Janeiro. O pastor Jorge seria empossado no dia 15 de junho de 1991, lideraria a igreja durante cerca de oito anos Durante o período de “namoro” com o pastor Jorge, até à sua posse, dois fatos novos e importantes aconteceram. O primeiro foi que a Missão mudou seu lugar de cultos para o templo da First Baptist Church, em Cambridge, para melhor abrigar os participantes. O segundo foi o seu registro jurídico, tendo nascido assim oficialmente, perante as leis americanas, a First Brazilian Baptist Church of Greater Boston (Primeira Igreja Batista Brasileira da Grande Boston). Já no início de seu profícuo ministério, o incansável Pastor Jorge Bezerra liderou a igreja a pedir seu reconhecimento perante às convenções batistas norte-americanas, o que aconteceu num memorável culto realizado em 20 de outubro de 1991. Nos anos seguintes a igreja vivenciou um expressivo crescimento espiritual e numérico, além de ter efetivada a tão sonhada compra de uma propriedade própria para a igreja. Foi adquirido, mediante o esforço e ofertas de todos e de um financiamento bancário, o prédio situado no endereço 24 Cambrigde St, Charlestown – Boston, que seria o endereço fixo da igreja por muitos anos. Este foi um importante passo para o futuro da igreja, pois graças à coragem na aquisição do prédio e à fidelidade no pagamento das prestações, sob a direção dos vários pastores e a fidelidade de muitos irmãos durante os anos seguintes, a igreja pôde, anos mais tarde, adquirir um novo imóvel, totalmente quitado. Tudo isto foi fruto da visão, do amor, da fé e do sacrifício dos pastores e de todos os líderes e membros da igreja que durante sua história ali serviram e, em especial, da imensurável Graça de Deus!
Com o término do ministério do pastor Jorge Bezerra, em 1999, a igreja foi conduzida interinamente pelo Pr. Sebastião Carlos Batista, até que em a posse de seu novo pastor, o pastor Edson Queiroz, que pastoreou a om rebanho entre os anos 2000 a 2002. O Pastor Edson marcou profundamente a vida da igreja, trazendo renovo e avivamento espiritual, bem como a salvação de muitas vidas, recolocando a igreja em seu caminho de crescimento.
Em fevereiro de 2002 o pastor Edson deu posse ao novo pastor titular da igreja, Nivaldo Nassif, que liderou a igreja por cerca de 8 anos. Neste período a igreja viu nascer dentro de si algumas igrejas, em especial a Celebration Church, que surgiu da visão de cultos em inglês, trazida pelo pastor Nassif e pelo pastor Josias Souza, pastor associado. Depois do ministério do Pastor Nassiff, durante os anos de 2010 a 2012, a igreja foi atendida por vários pastores, interinos, associados e suplentes (Pr. Roberto Alves de Souza, Pr. André Queiroz, Pr. Marcone Correa e Pr. Eládio Alvarez). Estes amados irmãos ajudaram a igreja a permanecer firme no Senhor até à chegada do pastor Antonio Luis Marques Ferreira, que a pastoreia desde o dia 26 de agosto de 2012. De lá para cá a igreja retomou seu caminho de crescimento e de serviço e hoje se reúne em sua nova sede própria, na cidade de Peabody, região norte da Grande Boston e vive novamente um tempo de crescimento e expansão, sob a direção do Espírito Santo de Deus. Aqui estamos a servir a Deus e ao próximo e a trabalhar para o avanço do Reino de Deus na Nova Inglaterra e no resto do mundo.